Paradigma Funcionalista Pragmático - Escola de Chicago

- O livro se divide em sete paradigmas. O primeiro é o Funcionalista Pragmático, cuja base é o positivismo (Doutrina que procurava em suas investigações constatar os fatos, criar leis cientificas para explicar os mecanismos da sociedade e desenvolver formas para combater os movimentos que tentassem desestabilizar a ordem, seu fundador foi o filósofo Augusto Conte 1789-1857) (págs. 37)
- O funcionalismo pragmático valoriza as pesquisas administrativas e empiristas, sobre a influencia dos Estados Unidos (Harold Lasswell; Paul Lazrsfeld; Joseph Klapper)
- Traça um paralelo entre corpo social e corpo humano, ou seja, no corpo humano cada órgão tem uma função, assim é o corpo social. Tenta entender a sociedade a partir de suas trocas ou relações sociais. (págs. 37)
- Escola de Chicago (1910 a 1940): se sustenta em: Interacionismo simbólico; métodos qualitativos; pesquisa de campo; microssociologia; metodologia etnográfica.
- Foi a primeira a desenvolver reflexão teórica sobre comunicação e sua interferência na sociedade;
- Parte da premissa de que a sociedade representa uma comunidade de ação e comunicação, sem a qual o desenvolvimento da vida humana e da vida social não seria possível e que as pessoas se relacionam através de símbolos, os símbolos estruturam o processo de comunicação, logo a pesquisa em comunicação deverá observar os processos de comunicação, o processo de troca de informação e a própria estrutura simbólica sobre a qual se apoia a sociedade. Págs. 37
- o foco são os estudos de grupos sociais, estudos das interações sociais com base na micro-sociologia e na análise das manifestações subjetivas do individuo e das atividades do dia a dia.
- A Escola de Chicago é também uma concepção do individuo como um ser capaz de experiências singulares, ainda que submetido a forças que buscam impor padrões de comportamentos nivelados. Dentro dessa visão, a mídia é entendida de forma dual: é ao mesmo tempo, fator de emancipação e aprofundamento das experiências individuais e precipitador das superficialidades dos contatos sociais e da desintegração dos grupos sociais (págs. 41)
O que eu entendi:
Que o Paradigma Funcionalista Pragmático não se ocupa com idealizações nem abstrações acerca da sociedade e dos processos de comunicação.
Que o objetivo dos pesquisadores da Escola de Chicago é verificar na prática como a sociedade e a comunicação funcionam, a partir de observações circunstanciadas, sem perder de vista que o símbolo, que é uma abstração, faz parte das interações sociais e a constituí.
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