Pesquisa em comunicação de massa



Págs. 43
  • pressuposto: Os veículos  de comunicação poderiam ser usados para controlar e dirigir as massas
  • As pesquisas surgiram a partir de uma necessidade prática, principalmente de ordem política e econômica.
  • Primeiro teórico: Harold Lasswell - buscou analisar o impacto da propaganda no tempo de guerra e o papel da mídia na sociedade. Define comunicação a partir da amplitude do canal e pelo fato de atingir um público anônimo, heterogêneo e fisicamente disperso.
  • Objetivo: entender os efeitos dos meios de comunicação na sociedade de massa por meio de pesquisas quantitativas.
  • Áreas de estudos: 1) o estudo dos efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa na sociedade; 2) o estudo dos efeitos da propaganda política; 3) o estudo da utilização comercial publicitária dos meios de comunicação. (ou seja, a persuasão; o controle social; o uso e gratificações nos processos de consumo dos meios de comunicação)
Págs. 44
  •  Lasswell - Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem, (individuo atomizado: isolado e afastado de sua cultura). Desenvolveu o modelo da "agulha hipodérmica", ou "teoria hipodérmica", partindo da ideia que a relação complexa que existe no organismo pode ser atravessada por um estímulo, que modifica a ação do individuo; o estímulo é o agente que - se utilizado corretamente - produz a resposta desejada; os efeitos da comunicação de massa são instantâneos e inevitáveis, pois a resposta do individuo é automática aos estímulos. 
Págs. 45
  • No inicio de influência da teoria hipodérmica os efeitos - consequências da ações de comunicação de massa nos receptores não foram estudados.
Págs. 46
  • Visão de que os meios de comunicação atuam como "mero instrumento" e podem ser utilizados tanto para o bem quanto para o mal.
  • A teoria hipodérmica encontrou apoio no behaviorismo de Watson, na psicologia das massas de Gustave LeBon e a teoria do russo Ivan Pavlov sobre condicionamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva