Pesquisa em comunicação de massa

Págs. 43
- pressuposto: Os veículos de comunicação poderiam ser usados para controlar e dirigir as massas
- As pesquisas surgiram a partir de uma necessidade prática, principalmente de ordem política e econômica.
- Primeiro teórico: Harold Lasswell - buscou analisar o impacto da propaganda no tempo de guerra e o papel da mídia na sociedade. Define comunicação a partir da amplitude do canal e pelo fato de atingir um público anônimo, heterogêneo e fisicamente disperso.
- Objetivo: entender os efeitos dos meios de comunicação na sociedade de massa por meio de pesquisas quantitativas.
- Áreas de estudos: 1) o estudo dos efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa na sociedade; 2) o estudo dos efeitos da propaganda política; 3) o estudo da utilização comercial publicitária dos meios de comunicação. (ou seja, a persuasão; o controle social; o uso e gratificações nos processos de consumo dos meios de comunicação)
Págs. 44
- Lasswell - Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem, (individuo atomizado: isolado e afastado de sua cultura). Desenvolveu o modelo da "agulha hipodérmica", ou "teoria hipodérmica", partindo da ideia que a relação complexa que existe no organismo pode ser atravessada por um estímulo, que modifica a ação do individuo; o estímulo é o agente que - se utilizado corretamente - produz a resposta desejada; os efeitos da comunicação de massa são instantâneos e inevitáveis, pois a resposta do individuo é automática aos estímulos.
Págs. 45
- No inicio de influência da teoria hipodérmica os efeitos - consequências da ações de comunicação de massa nos receptores não foram estudados.
Págs. 46
- Visão de que os meios de comunicação atuam como "mero instrumento" e podem ser utilizados tanto para o bem quanto para o mal.
- A teoria hipodérmica encontrou apoio no behaviorismo de Watson, na psicologia das massas de Gustave LeBon e a teoria do russo Ivan Pavlov sobre condicionamento.
Comentários
Postar um comentário