Como estudar teoria da comunicação?



Ando com muita dificuldade em estudar e fazer ginástica, por isso, resolvi me comprometer a todos os dias postar minhas leituras de: "para entender as Teorias da Comunicação", que é um dos livros obrigatórios para concorrer ao mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás. Outro compromisso é realizar 25 minutos de ginástica todos os dias. Começando de hoje, sábado, 4 de julho, de 2015.

Livro: 
Apresentação Págs. 7 a 36  e da 9 até 22

Parece estranho, mas é verdade a sequência numérica das páginas é confusa.
  • As autoras iniciam afirmando que a obra pretende ser  um breve panorama simplificado, de caráter introdutório e com verbetes explicativos das principais correntes e tendências do campo das chamadas Teorias da Comunicação. 
  • Desenvolve a ideia de que a definição de comunicação é complexa, pois possui um caráter  multidisciplinar; Págs. 7 a 8
  • Concede duas definição para estudos sobre comunicação - 1) estudo sistemático de todos os meios, formas de informação ou comunicação socialmente desenvolvidas; 2) estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo e análise dos fenômenos relacionados ou ocasionados pela transmissão de informação. Págs. 23 da primeira sequência.
  • Três são a visão da sociedade acerca da comunicação: 1) integra a sociedade; 2) função social; 3) controle de massas; 
  • Inicio dos estudos em comunicação: No regime capitalista moderno; com a invenção dos sistemas técnicos básicos de reprodução  para a difusão da comunicação e o livre comércio fizeram surgir a primeira ideia acerca da comunicação como elemento que integra as sociedades humanas. 
  • Ciência da comunicação -  tem como objeto os processos comunicativos no interior da cultura de massa; estuda os fenômenos da comunicação humana, associados à produção, estocagem e difusão da informação. É uma ciência pluridisciplinar, contraditória e multifacetada. 
  • O livro irá agrupar as escolas, tendências e vertentes a partir de sete paradigmas: paradigma seria uma forma específica que uma determinada sociedade usa para organizar e interpretar a realidade. 
  • Há vários conceitos para comunicação como: etimológico, biológico, pedagógico, histórico, psicológico, sociológico, estrutural, mas uma coisa é fundamental: comunicação é bilateral o que a difere de informação que unilateral. 
  • Tipos de comunicação: interpessoal, grupal, intragrupal, massa.
  • Práticas da comunicação: jornalistica, publicitária, relações públicas.


O que eu entendi:

     A dificuldade de compreender o termo "comunicação" ocorre por que seu estudo é recente e sua constituição é multidisciplinar,  o que acaba por tornar seu objeto difuso. 
   Cada teoria acerca da comunicação tem uma epistemologia própria, influenciada pelas muitas ciências já consolidadas, entre elas, a antropologia, a sociologia e a filosofia, cada uma a sua maneira, voltam seus olhos para a comunicação.
   O grande desafio do campo comunicacional seria, como já dizia Nietzsche:  "torna-te quem tu és.

                                     By Elizabeth Venâncio

           

        
  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva