Como estudar teoria da comunicação?



Ando com muita dificuldade em estudar e fazer ginástica, por isso, resolvi me comprometer a todos os dias postar minhas leituras de: "para entender as Teorias da Comunicação", que é um dos livros obrigatórios para concorrer ao mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás. Outro compromisso é realizar 25 minutos de ginástica todos os dias. Começando de hoje, sábado, 4 de julho, de 2015.

Livro: 
Apresentação Págs. 7 a 36  e da 9 até 22

Parece estranho, mas é verdade a sequência numérica das páginas é confusa.
  • As autoras iniciam afirmando que a obra pretende ser  um breve panorama simplificado, de caráter introdutório e com verbetes explicativos das principais correntes e tendências do campo das chamadas Teorias da Comunicação. 
  • Desenvolve a ideia de que a definição de comunicação é complexa, pois possui um caráter  multidisciplinar; Págs. 7 a 8
  • Concede duas definição para estudos sobre comunicação - 1) estudo sistemático de todos os meios, formas de informação ou comunicação socialmente desenvolvidas; 2) estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo e análise dos fenômenos relacionados ou ocasionados pela transmissão de informação. Págs. 23 da primeira sequência.
  • Três são a visão da sociedade acerca da comunicação: 1) integra a sociedade; 2) função social; 3) controle de massas; 
  • Inicio dos estudos em comunicação: No regime capitalista moderno; com a invenção dos sistemas técnicos básicos de reprodução  para a difusão da comunicação e o livre comércio fizeram surgir a primeira ideia acerca da comunicação como elemento que integra as sociedades humanas. 
  • Ciência da comunicação -  tem como objeto os processos comunicativos no interior da cultura de massa; estuda os fenômenos da comunicação humana, associados à produção, estocagem e difusão da informação. É uma ciência pluridisciplinar, contraditória e multifacetada. 
  • O livro irá agrupar as escolas, tendências e vertentes a partir de sete paradigmas: paradigma seria uma forma específica que uma determinada sociedade usa para organizar e interpretar a realidade. 
  • Há vários conceitos para comunicação como: etimológico, biológico, pedagógico, histórico, psicológico, sociológico, estrutural, mas uma coisa é fundamental: comunicação é bilateral o que a difere de informação que unilateral. 
  • Tipos de comunicação: interpessoal, grupal, intragrupal, massa.
  • Práticas da comunicação: jornalistica, publicitária, relações públicas.


O que eu entendi:

     A dificuldade de compreender o termo "comunicação" ocorre por que seu estudo é recente e sua constituição é multidisciplinar,  o que acaba por tornar seu objeto difuso. 
   Cada teoria acerca da comunicação tem uma epistemologia própria, influenciada pelas muitas ciências já consolidadas, entre elas, a antropologia, a sociologia e a filosofia, cada uma a sua maneira, voltam seus olhos para a comunicação.
   O grande desafio do campo comunicacional seria, como já dizia Nietzsche:  "torna-te quem tu és.

                                     By Elizabeth Venâncio

           

        
  






Postagens mais visitadas deste blog

#todoscontraPEC241

Avaliação: O acontecimento da Greve Geral

Dica de leitura: MORAES, Ângela; SIGNATES, Luiz(ORG.) Cidadania comunicacional: teoria, epistemologia e pesquisa, Goiânia: Gráfica UFG, 2016.