Para “eu” me liberta de “mim”.


O que fala o eu de mim? Às vezes digo "para mim" e então um zunzunzum imperativo grita “Para mim! Não, PARA EU!” fico meio azoinada, se já não o era antes, e me embanano em mim. Ops, ou será me embanano em eu? Outras vezes ao telefone, sem pensar em nada, lanço, “vou estar te ligando”. Soam as cornetas, sinos, batuques... e em prantos a língua vernácula me olha estarrecida. "Para mim!" Ops, lá vou eu inundada de mim. Em desespero quero me afogar na gramática, mas ela se recusa, toda tinhosa, cheia de nuances. Assim pode... Assim não pode. Pior que donzela em noite de núpcias. O que preciso mesmo é de um “chip”, programado para solucionar todas as minhas moléstias da língua portuguesa. Um programinha de computador abrigado em minha cabeça, só assim, para “eu” me liberta de “mim”. Bom mesmo seria ser índio, onde o que vale é a língua falada. Tenho certeza de que um indiozinho, depois de me ouvir, diria:
- Que mania de falar bonito! para eu basta que me entendam.
Outro indiozinho:
- Para mim, também.

Comentários

  1. Vem em boa hora essa sua reflexão, embora muitos não nos levem a sério. Para mim vale isso: ser feliz. E para eu ser feliz posso muitas vezes prescindir da língua cultura. Viva o nosso brasileirês!!! Boa noite!!!

    ResponderExcluir
  2. Hum... domar a linguística não é nada fácil, realmente! Ainda bem que a linguagem do olhar fala muito mais que compêndios gramaticas! E, enquanto no virtual... vamos no internetês...
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  3. Elizabeth,
    Ótima postagem. Para nós que gostamos de escrever esse dilema entre o "eu" e "mim" é desgastante. Tem vezes que eu me embaralho com mim e nem percebo, meus leitores muitas vezes acabam detectando o cochilo e me alertam, ou alertam a mim, não seu sei. Abraços e parabéns pelo texto, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Sei bem quem é a "língua vernácula" que te olha estarrecida... rsrs

    ResponderExcluir
  5. Compreenderem-nos?!
    Tarefa dificílima!!

    ResponderExcluir
  6. Texto engraçado e muito criativo!
    Gostei!
    Beijos
    (Tem gente jogando indiretas...haha)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.