Elogio pode ser uma péssima ideia

 Você costuma elogiar? Na Comunicação Não Violenta, o elogio é visto como uma forma de comunicação alienante porque pode criar uma dinâmica de julgamento e avaliação, em vez de promover a conexão e a compreensão mútua. Aqui estão algumas razões pelas quais o elogio pode ser considerado alienante:

- Elogio: "Você é um excelente trabalhador."

O elogio pode ser visto como um julgamento sobre a pessoa, o que pode criar uma sensação de avaliação e crítica. Isso pode levar a uma dinâmica de "bom" ou "ruim", em vez de uma conexão genuína.

- Elogio: "Você fez um ótimo trabalho, estou muito orgulhoso de você."

este elogio pode ser visto como uma forma de controle ou manipulação, onde a pessoa é motivada a agir de certa forma para receber aprovação ou elogios. Isso pode levar a uma perda de autonomia e motivação intrínseca.

 Elogio: "Você é muito talentoso."

O elogio pode focar na avaliação da pessoa, em vez de buscar compreender suas necessidades, sentimentos e motivações. Isso pode criar uma barreira para a conexão e a compreensão mútua.

"Você sempre faz um excelente trabalho."

 O elogio pode criar expectativas e pressão para manter um certo padrão de desempenho. Isso pode levar a estresse e ansiedade, em vez de promover a autoestima e a confiança.

Então devemos apreciar em vez de elogiar, é possível expressar apreciação pelas ações ou contribuições da pessoa. Por exemplo: "Agradeço muito sua ajuda nesse projeto."

- Compreensão: Busque compreender as necessidades e sentimentos da pessoa, em vez de julgá-la ou avaliá-la. Por exemplo: "Entendo que você se esforçou muito nesse projeto."

Os elogios, embora bem-intencionados, criam uma dinâmica de julgamento e avaliação.

Agradeço muito por estarem aqui!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boas Práticas em Negociações Coletivas – Transformação Social por Meio do Diálogo

Assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva