Educador Espanhol visitou comunidade de risco em Goiânia


Alunos do nono ano e professor Barrientos ao centro (camisa verde)


             A Universidade Federal de Goiás acompanhou a visita do Prof. Dr. José Barrientos-Rastrojo, da Universidade de Sevilla (Espanha), em escolas de comunidade de risco de Goiânia-GO, no período de 19 a 24 de agosto de 2019, para desenvolver oficinas com crianças e jovens, buscando observar a realidade goianiense e a capacidade de pensamento crítico e criativo dos alunos.
            Barrientos-Rastrojo é consultor internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia para Crianças e Adolescentes, coordenado pelo Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva da Faculdade de Educação.
            Segundo Barrientos-Rastrojo, o conhecimento não pode ser algo que alguém adquire do mundo exterior de forma pronta e acabada. Mas, pelo contrário o conhecimento é a combinação do entrelaçamento de coisas que são transmudadas, transformadas e geradas internamente no individual de forma autossuficiente. Ou seja, diante das informações e experiências vividas, não serão somente elas o fator determinante para que o indivíduo exerça seu poder de reflexão, mas as ferramentas de investigação e julgamento. Assim, munidos desta capacitação, será capaz de realizar melhores decisões diante da vida. “Então, o que resta a nós educadores é melhorar as competências de raciocínio dos alunos, pois isso levaria ao enriquecimento de suas habilidades de articular coerentemente uma concepção de verdade, capaz de perante a realidade contextualizada ter um filtro mental para exercer o julgamento acerca do que é melhor para si mesmo e para toda a sociedade.” Afirmou Barrientos-Rastrojo.
            Os alunos do 9 (nono) ano do Colégio Estadual Professor Joaquim Carvalho Ferreira – Bairro Capuava, Goiânia-GO participaram de uma oficina de filosofia com o tema: "O que é o pensamento?". Estes jovens foram selecionados por conviver muito de perto com a violência, a degradação, a falta de atenção a suas necessidades básicas e muitas das vezes com o abandono afetivo, emocional e físico. Neste cenário, Barrientos-Rastrojo apresentou ferramentas que poderão ser utilizadas pelos alunos para potencializar o pensamento crítico e criativo.

Jornalista responsável: Elizabeth Venâncio (GO1652JP) 62-3227-7012/ 8225-7571











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