Educador Espanhol visitou comunidade de risco em Goiânia


Alunos do nono ano e professor Barrientos ao centro (camisa verde)


             A Universidade Federal de Goiás acompanhou a visita do Prof. Dr. José Barrientos-Rastrojo, da Universidade de Sevilla (Espanha), em escolas de comunidade de risco de Goiânia-GO, no período de 19 a 24 de agosto de 2019, para desenvolver oficinas com crianças e jovens, buscando observar a realidade goianiense e a capacidade de pensamento crítico e criativo dos alunos.
            Barrientos-Rastrojo é consultor internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia para Crianças e Adolescentes, coordenado pelo Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva da Faculdade de Educação.
            Segundo Barrientos-Rastrojo, o conhecimento não pode ser algo que alguém adquire do mundo exterior de forma pronta e acabada. Mas, pelo contrário o conhecimento é a combinação do entrelaçamento de coisas que são transmudadas, transformadas e geradas internamente no individual de forma autossuficiente. Ou seja, diante das informações e experiências vividas, não serão somente elas o fator determinante para que o indivíduo exerça seu poder de reflexão, mas as ferramentas de investigação e julgamento. Assim, munidos desta capacitação, será capaz de realizar melhores decisões diante da vida. “Então, o que resta a nós educadores é melhorar as competências de raciocínio dos alunos, pois isso levaria ao enriquecimento de suas habilidades de articular coerentemente uma concepção de verdade, capaz de perante a realidade contextualizada ter um filtro mental para exercer o julgamento acerca do que é melhor para si mesmo e para toda a sociedade.” Afirmou Barrientos-Rastrojo.
            Os alunos do 9 (nono) ano do Colégio Estadual Professor Joaquim Carvalho Ferreira – Bairro Capuava, Goiânia-GO participaram de uma oficina de filosofia com o tema: "O que é o pensamento?". Estes jovens foram selecionados por conviver muito de perto com a violência, a degradação, a falta de atenção a suas necessidades básicas e muitas das vezes com o abandono afetivo, emocional e físico. Neste cenário, Barrientos-Rastrojo apresentou ferramentas que poderão ser utilizadas pelos alunos para potencializar o pensamento crítico e criativo.

Jornalista responsável: Elizabeth Venâncio (GO1652JP) 62-3227-7012/ 8225-7571











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boas Práticas em Negociações Coletivas – Transformação Social por Meio do Diálogo

Assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva