Pensar na educação: Filosofia para Crianças e Adolescentes


           Hoje, 23 de fevereiro de 2019, reuniram-se os membros do Grupo de Pesquisa: Filosofia para Crianças e Adolescentes, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, sob a coordenação do Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva.
A preocupação do grupo é com as implicações dos dados estatísticos de diversas entidades no Brasil que revelam o baixo desempenho escolar das nossas crianças e adolescentes em todas as disciplinas.
Nota-se que os adolescentes e as crianças não estão aprendendo a pensar satisfatoriamente. Desse modo, investiga-se de forma interdisciplinar os instrumentos e possíveis metodologias de ensino capazes de melhorar o desempenho escolar brasileiro. Para isso, utiliza-se como fundamento teórico Matthew Lipman, Oscar Brenifier, José Barrientos-Rastrojo,  Walter Kohan, entre outros.
Ao longo dos séculos a educação foi uma preocupação da humanidade. Entretanto, é preciso discuti-la de forma intensa e pensar na educação enquanto um caminhar constante pela busca da melhor convivência democrática, ética, moral, afetiva e racional.  

Elizabeth Venâncio
Mestra em Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.