Pensar na educação: Filosofia para Crianças e Adolescentes


           Hoje, 23 de fevereiro de 2019, reuniram-se os membros do Grupo de Pesquisa: Filosofia para Crianças e Adolescentes, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, sob a coordenação do Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva.
A preocupação do grupo é com as implicações dos dados estatísticos de diversas entidades no Brasil que revelam o baixo desempenho escolar das nossas crianças e adolescentes em todas as disciplinas.
Nota-se que os adolescentes e as crianças não estão aprendendo a pensar satisfatoriamente. Desse modo, investiga-se de forma interdisciplinar os instrumentos e possíveis metodologias de ensino capazes de melhorar o desempenho escolar brasileiro. Para isso, utiliza-se como fundamento teórico Matthew Lipman, Oscar Brenifier, José Barrientos-Rastrojo,  Walter Kohan, entre outros.
Ao longo dos séculos a educação foi uma preocupação da humanidade. Entretanto, é preciso discuti-la de forma intensa e pensar na educação enquanto um caminhar constante pela busca da melhor convivência democrática, ética, moral, afetiva e racional.  

Elizabeth Venâncio
Mestra em Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva