Como lidar com situações de conflitos no local de trabalho


      O dia amanheceu lindo, céu azul, vento morno, passarinhos cantando e de repente uma briga feia no escritório. Como lidar com situações de conflitos? Não é nada fácil, porque na maioria das vezes o acontecimento todo é tão inesperado. Somos pegos de surpresa, mas a pior atitude é tentar se livrar rapidamente do problema, porque isto só irá irritar ainda mais os ânimos das pessoas envolvidas, então respire fundo e:
1.   Ouça mais do que fale;
2.   Observe e tente perceber quais as emoções estão envolvidas (raiva, angústia, indignação, ódio, rancor etc.);
3.   Diga de forma sincera: será que eu entendi, você realmente está dizendo que... descreva em palavras toda a situação e aguarde para ver se você compreendeu;
4.   Não se coloque na defensiva;
5.   Não procure culpados, toda tentativa de encontrar culpados gera mais atritos;
6. Se houver violência de qualquer tipo, diga, assim eu não converso, vire as costas e vá embora;
7.       Concentre-se em entender o que está acontecendo, porque quase sempre é um grande mal-entendido.
        
         Nenhuma fórmula vai te preparar totalmente para uma situação de conflito, uma vez que sempre será uma novidade, os elementos e as pessoas envolvidas, mas não permita que o nervosismo domine o cenário, não eleve a voz, mantenha o tom firme, olhe nos olhos, diga exatamente o que está pensando, pois neste tipo de situação qualquer vacilo pode ser interpretado como mentira. Boa sorte!

Elizabeth Venâncio
Autora




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