Novo sistema FGTS Digital prevê fim do PIS para trabalhadores - No FGTS Digital, a identificação do empregado será feita exclusivamente pelo CPF

 



        Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTE/GO), lavrou até outubro de 2023, setecentos e sessenta e quatro (764) autos de infração por falta de recolhimento de FGTS, com isso foram beneficiados 98.212 (noventa e oito mil, duzentos e doze) trabalhadores alcançados pelos resultados fiscais. Segundo a Superintendente Regional do Trabalho em Goiás, Sebastiana Batista, este cenário está prestes a mudar para melhor, com a implantação do FGTS Digital.

            Nova forma de recolhimento do FGTS, o chamado FGTS DIGITAL vai facilitar e simplificar a vida dos empregadores, utilizando informações do eSocial como base de dados, interface 100% web e diversas opções para gerar guias.

            O novo sistema será implantando em janeiro de 2024. Entretanto, a SRTE/GO promove o treinamento no novo sistema nesta quinta-feira 09/11/2023, das 14h às 18h, na casa da Indústria – FIEG. A Chefe da Inspeção do Trabalho, Jacqueline Carrijo, alerta: “Todos devem ficar atentos, pois haverá mudanças da sistemática de recolhimento do FGTS, que poderá gerar dúvidas no início.”

            No FGTS Digital, a identificação do empregado será feita exclusivamente pelo CPF. Não haverá mais a necessidade de geração e nem a utilização do PIS dos trabalhadores. A CAIXA fará a unificação das atuais contas vinculadas dos trabalhadores com os respectivos CPFs.

            No caso de falta de recolhimento de FGTS por parte da empresa, o empregado deve registrar uma denúncia pelo canal a seguir: https://www.gov.br/pt-br/servicos/realizar-denuncia-trabalhista. Para ter acesso a este sistema, é necessário login único no portal gov.br.


TESTE FGTS DIGITAL 

https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/servicos/empregador/fgtsdigital


 

 

Comentários

  1. Grato pela sua capacidade de tornar ideias complexas acessíveis. Muito bem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.