SRTb/GO realiza evento para relembrar a importância do Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT


  A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO) realiza evento para relembrar a importância do Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, no dia 05.03.2020 às 8h30min. Na Casa da Indústria - Edifício Albano Franco - Av. Araguaia, 1544 - Leste Vila Nova, Goiânia – GO; auditório João Bennio.
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros no local laboral. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o levantamento aponta que, entre os anos de 2007 e 2016, 67.599 casos de LER/DORT foram notificados à pasta. Neste período, o total de registros cresceu 184%, passando de 3.212 casos, em 2007, para 9.122 em 2016. Tanto o volume quanto o aumento nos casos nesse período sinalizam alerta em relação à saúde dos trabalhadores.
     A Auditoria Fiscal do Trabalho é responsável pela fiscalização da Saúde e Segurança do Trabalhador, visando identificar os perigos ocupacionais existentes no meio ambiente de trabalho, os fatores de potencialização de doenças, com o objetivo de eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores a riscos ou perigos ocupacionais que possam causar doenças, incapacidades e mortes.
    Segundo a Superintendente em exercício do Trabalho em Goiás, Sebastiana Batista, prevenção ainda é a forma mais eficiente de evitar danos físicos e materiais, tanto para o empregado quanto para o empregador, pois um afastamento por doença laboral significa prejuízo a sociedade de um modo geral.

Elizabeth Venâncio -  Jornalista 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.