FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO X MEDIDA PROVISÓRIA N. 905


Multas trabalhistas mais severas, a partir de fevereiro de 2020
A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás atuará na fiscalização do cumprimento da MP n. º 905

O Ministério da Economia, por meio da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO) esclarece a população que a Medida Provisória n. º 905, publicada no último dia 11, altera o valor de algumas multas administrativas e começará a valer em noventa dias, a contar da data em que foi divulgada. O fundamento para tal legislação é impulsionar a geração do emprego e promover a proteção do trabalho.
O contrato de Trabalho Verde e Amarelo significa uma resposta do Governo Federal ao mercado de trabalho, cuja tendência atual é de subutilização da mão-de-obra jovem, com a consequente elevação da informalidade. Trata-se de jovens que possuem menor escolarização e salário. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018, do Ministério da Economia, que divulgou o Estoque de Empregos Formais na faixa etária de 18 a 29 anos, com uma redução significativa entre os anos de 2017 e 2018 de -5.142 postos de trabalho somente em Goiás, no mesmo período os empregados goianos analfabetos até a faixa de Ensino Fundamental completo perderam -22.894 vagas, diante deste quadro a MP 905 almeja dar condições de retorno/inserção ao mercado destes trabalhadores.
            A MP n. º 905 pretende proteger as relações laborais alterando o valor de algumas multas.  “A fiscalização da SRTb-GO está atenta e continuará honrando sua história de mais de 80 anos em prol do cumprimento das leis de proteção ao trabalhador, mantendo o equilíbrio do contrato de trabalho no Estado de Goiás”, disse a Superintendente Regional do Trabalho em Goiás – em exercício, Sebastiana Oliveira Batista.
                
Elizabeth Venâncio - Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boas Práticas em Negociações Coletivas – Transformação Social por Meio do Diálogo

Assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva