Em diálogo com a tradição


https://gepfilosofia.wixsite.com/grupodeestudos/single-post/2019/01/16/Que-a-tradi%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-importante-n%C3%B3s-j%C3%A1-dissemos-Mas-e-o-presente-o-presente-importa?fbclid=IwAR0OUDYGRbM86bsE4sT-cST4LlUlRuIPmdCyciiOXV-1QGZPeVySwCaqG3w


O ponto de partida dos estudos sobre filosofia para/ com crianças do GEP filosofia (grupo de estudos e pesquisa em filosofia) é a proposta de Matthew Lipman - filosofo americano nascido em 1923, em West Orange, estado de Nova Jersey. O projeto de Lipman é o mais bem fundamentado, e mais bem sucedido institucionalmente, projeto de filosofia para crianças do mundo. O americano alimenta em sua proposta uma dicotomia, de raiz pedagógica, que remete a Kant e Hegel, quanto a possibilidade de ensinar filosofia ou ensinar a filosofar. Lipman se apropria de Kant e diz que não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar. No entanto, esse filosofar - o seu projeto de filosofia dialógica - se faz, necessariamente, em constante dialogo com a história da filosofia (Kohan, 2008).

A partir desse breve resumo/ recorte/ apresentação da proposta deste grupo de estudos, de um de seus pressupostos fundamentais e de seu principal autor, este blog não poderia começar suas atividades de outra maneira que não compartilhando/ apresentando um link para o IAPC(Instituto para o Desenvolvimento de Filosofia para Crianças), com sede na Montclair State University (Nova Jersey). Instituto fundado por Matthew Lipman no ano de 1973.

Sem mais, segue o link: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boas Práticas em Negociações Coletivas – Transformação Social por Meio do Diálogo

Assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva