Em diálogo com a tradição


https://gepfilosofia.wixsite.com/grupodeestudos/single-post/2019/01/16/Que-a-tradi%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-importante-n%C3%B3s-j%C3%A1-dissemos-Mas-e-o-presente-o-presente-importa?fbclid=IwAR0OUDYGRbM86bsE4sT-cST4LlUlRuIPmdCyciiOXV-1QGZPeVySwCaqG3w


O ponto de partida dos estudos sobre filosofia para/ com crianças do GEP filosofia (grupo de estudos e pesquisa em filosofia) é a proposta de Matthew Lipman - filosofo americano nascido em 1923, em West Orange, estado de Nova Jersey. O projeto de Lipman é o mais bem fundamentado, e mais bem sucedido institucionalmente, projeto de filosofia para crianças do mundo. O americano alimenta em sua proposta uma dicotomia, de raiz pedagógica, que remete a Kant e Hegel, quanto a possibilidade de ensinar filosofia ou ensinar a filosofar. Lipman se apropria de Kant e diz que não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar. No entanto, esse filosofar - o seu projeto de filosofia dialógica - se faz, necessariamente, em constante dialogo com a história da filosofia (Kohan, 2008).

A partir desse breve resumo/ recorte/ apresentação da proposta deste grupo de estudos, de um de seus pressupostos fundamentais e de seu principal autor, este blog não poderia começar suas atividades de outra maneira que não compartilhando/ apresentando um link para o IAPC(Instituto para o Desenvolvimento de Filosofia para Crianças), com sede na Montclair State University (Nova Jersey). Instituto fundado por Matthew Lipman no ano de 1973.

Sem mais, segue o link: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.