A EXPERIÊNCIA DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS EM COLÔNIA LOPE DE VEGA (SEVILHA). SURPRESAS E APRENDIZES RESENHA POR: ANA MARIA SIQUEIRA SILVA




A obra analisada é Filosofia para Ninõs y Una Capacitación Democrática Freireana, de José Barrientos Rastrojo, mais especificamente o capítulo intitulado La Experiencia de Filosofia para
Niños em el Colégio Lope de Vega (Sevilha), escrito por Sara Mariscal Vega y Pablo Iglesia Valdés
As idéias deste capítulo são reunidas em torno de um projeto colaborativo concedido a um dos autores do artigo. A ideia principal do projeto gira em torno da concepção de “compreensão” que o filósofo mexicano Maurício Beuchot utiliza sobre Filosofia para Crianças. Criou-se um grupo de trabalho formado por quatro estudantes da Faculdade de Filosofia de Sevilha. (Cristian Fernandes Baena, Miguel Antônio Lopes Martín, Pablo Iglesias Valdéz, e Sara Mariscal Vega) e o professor da Universidade de Sevilha, José Barrientos Rastrojo.
Na seção Primeiro Contato com a Filosofia para Crianças,  os autores demonstram seu espanto diante da atitude negativa de colegas em relação à Filosofia para Crianças, os quais questionam, principalmente, sua capacidade de abstração. “ Não é estranho testemunhar de animos com real indiferença até negativas.”
Há o mesmo estranhamento por parte daqueles que já se dispuseram a trabalhar com Filosofia para Crianças, porque já vivenciaram experiências que comprovam o contrário. “Simplesmente dizemos que vimos crianças exercitando a razão de uma forma que não é geralmente atribuída a elas. A razão, de uma forma que tradicionalmente tem sido separada da possibilidade de própria infância "
Os autores incitam a realização das experiências e exemplificam com Alexandre, o Grande, que foi discípulo de Aristóteles com um pouco menos de treze anos.
Na seção Um novo olhar sobre a relevância da infância, os autores iniciam dizendo que hoje já começamos a estudar e entender que habilidades de crianças e adultos são completamente diferentes no que diz respeito à imaginação, consciência e inteligência. “ o ponto chave e para o qual consideramos a importância da FPN nasce do fato de que a infância é aquele estágio vital que nos permite nos tornarmos humanos em maturidade. Esta educação crítica longe do conteúdo simples é essencial em qualquer lugar,  mas mais do que nunca em um mundo ocidental pseudodemocratizado.”[...]“qualquer um que tenha feito sessões de Filosofia para crianças, ou simplesmente que tenha enfrentado alguma criança em torno de algum tipo de questão que vá além da mera facilidade, saiba que a criança é capaz de deixar sua posição real para poder dar respostas que vão além de uma experiência concreta e contemporânea do momento da questão em si. As crianças costumavam refletir sobre suas vidas em cada um dos tópicos que surgiram em nossas sessões; Assim, quando um debate estava acontecendo sobre qualquer assunto, a sessão se tornou um amálgama de vidas e mundos que foram compartilhados. Muitos entendiam a própria vida e davam-lhe uma identidade própria, na medida em que era diferente do outro. O outro não é algo derivado da identidade, mas a identidade é possível porque existe uma diferença diante de si, um outro o eu. A criação da identidade pessoal é formada como um circuito fechado de feedback através do qual o eu é realizado e através do qual nos tornamos conscientes do outro. Desta forma, se o circuito criado com o outro estiver quebrado, o si mesmo e o outro desaparecem. Isto tem as conotações éticas de entender o Outro como um eu e a estima do eu como Outro. Com base nisso, o que precisávamos fazer era tirar as crianças umas das outras e abri-las à outra através do diálogo.”

Os autores dizem que não imaginavam as dificuldades que se impuseram tanto interna quanto externamente, no que diz respeito ao relacionamento com “o outro”. Mas mesmo assim, iniciaram o trabalho com a esperança de que meninos e meninas fossem capazes de se abrirem para as discussões sobre suas próprias vidas, e para temáticas como  a felicidade, o amor, a linguagem, a liberdade e a inveja.
“Se admitirmos que a compreensão encontra sua condição de possibilidade no diálogo, na colocação em comum, então, por meio dessas aulas, se perseguia estimular o exercício e a escuta, do interesse pelo outro. Em seguida, o procedimento geral foi o de levantar perguntas e animar a conversação raciocinada em torno delas. Este é um ponto importante a se ter em conta. Procuramos não falar aleatoriamente, sem nenhum fundamento. Mas aspirava-se que as próprias crianças fossem argumentando seus discursos, dando razões para o que defendiam e se ocupassem das reflexões dos demais. Além disso, os meninos e meninas intervinham no diálogo, partindo de alguns pontos essenciais para o estabelecimento da possibilidade de compreensão: Era necessário levantar a mão antes de falar e escutar enquanto outro falava (dando lugar para escutar o companheiro ou companheira e não se apressando a falar uns por cima dos outros).”
Na seção “Problemática e diferenças dos componentes da aula” os autores demonstraram a necessidade de se ter um conhecimento prévio das crianças com as quais se vai trabalhar, pois que a idade biológica nem sempre uniformiza as habilidades, desejos e realidade. E que talvez esse seja um grande problema da educação como um todo. Relatam que haviam alunos muito mais maduros que a maioria da turma e que “assim, se aborreciam com temas como “o bem e o mal”, reclamando
silenciosamente, de diretrizes com respeito à vida que têm praticamente, adiante.”
Dizem que a paixão por unificar as necessidades e interesses das crianças é um erro.
Na seção Desaparecimento das condições de possibilidade de diálogo apresentaram as dificuldades de estabelecimento de regras para que o diálogo fosse gerado. “fique em silêncio quando outra pessoa fala, peça permissão para falar, levantando a mão, etc.; no entanto, eles às vezes se tornam um problema básico devido à não conformidade. Um dos dois grupos que enfrentamos apresentou grandes complicações para o diálogo e o debate. Quando percebemos isso no grupo, tudo o que queríamos alcançar desapareceu e a base para fazer as crianças estabelecerem um diálogo foi governar todas as nossas ações.”
Na seção Influência do ambiente externo” os autores dizem que “m erro fundamental, em nossa opinião, é fazer essa sessão na sala de aula em que as crianças ensinam. Esse erro deve ser evitado por dois motivos. Por um lado, quando uma sessão da FpN é realizada, precisamos que as crianças saibam que essa classe que está sendo ensinada não é uma aula no sentido de que elas a entendem. Deixe-os participar dos seus lugares habituais na sala de aula e os parceiros não ajudarão a tornar a ideia que queremos impregnar. Por outro lado, achar que é mais provável que se as crianças manter seus sites durante a sessão, também mantêm a sua atitude habitual, comportamento e relacionamentos com colegas e o professor, que irá converter a orientação e direção da sessão, em alguns casos. Se isso não puder ser evitado, você pode reduzir o problema alterando alguns estudantes de seus locais habituais, principalmente com a intenção de que não estão próximos aos que geram mais dei barulho impedindo o trabalho de desenvolvimento normal.”
Na seção “Fatores Internos” os autores dizem que não é o mesmo desenvolver sessões de FpN com crianças pertencentes a famílias disfuncionais que diante de um grupo de estudantes com uma grande família e estabilidade emocional.
Na sessão “Coluna Vertebral de Duas Sessões” os autores discorrem sobre aulas realizadas com a temática do amor. Primeiramente fizeram uma rodada de debates e lançaram a pergunta: "Você acha que o amor pode ser eterno ou que é simplesmente pertencer a um instante e que, além disso, muda constantemente?"Disseram que primeiramente as crianças permaneciam rígidas e as opiniões provinham das ideias de seus pais, mas aos poucos expulsaram suas ideias e os autores puderam perceber que muitos se colocaram no lugar de colegas, pensando que não é o único a passar por problemas na vida. Algumas das definições sobre o amor:
“É um sentimento que pode fazer você se sentir bem ou mal. É difícil entender se você não sente (...) É como a água, é difícil dizer o gosto da água, porque, com amor, acontece a mesma coisa.”
“O amor é parte das promessas, mas, às vezes, o "nunca mais" nunca é cumprido e o "para sempre" sempre termina, faz você sentir que a outra pessoa é sua e que quando outra pessoa chega você pode se livrar dela. [Verdadeiramente] não é mesmo seu. O amor deve ser provado.” “É algo que você não pode ver, mas ... você se sente” Os textos dos alunos eram acompanhados de desenhos.
A seguir, passaram a discorrer sobre a sessão acerca da liberdade. Contaram que precisavam lembrar as regras de convivência no início de cada aula, para conseguirem fazer o trabalho fluir.
Durante a sessão de liberdade, optamos por entregar uma folha de papel na qual eles tinham que escolher entre uma das três opções:
a)  renunciar ao uso de tecnologia;
b)  desistir de educação ou
c)  renunciar à liberdade.
O resultado foi unânime. Nenhuma das crianças quis deixar de ser livre.  Após a justificativa de suas respostas, eles tiveram que discutir por que ninguém queria desistir da liberdade. Falaram sobre a dificuldade de incluir as crianças tímidas no debate e deram a sugestão de reunir os estudantes em grupos diversificados para amenizar esse problema.
“Durante nossa sessão, dividimos a classe em duas posições, cada uma das partes tendo que defender uma delas: a defesa da liberdade ou a ausência dela. Nesta ocasião, impusemos a cada grupo a posição que ele tinha de defender. O fato de estabelecer a resposta responde à intenção de que as crianças sejam colocadas em uma posição que, embora não as convença, as obriga a pensar. Depois que ambos os grupos explicaram seu raciocínio, dois alunos e um aluno foram chamados para representar três papéis diferentes. O primeiro estudante encarnou um ex-viciado em drogas que aproveitou seu tempo na prisão para se reabilitar e estudar uma carreira universitária. O segundo discurso representou um carcereiro que, sendo responsável por manter a ordem na prisão, sofreu abuso físico e psicológico por parte do marido. A última aluna reproduziu as idéias de uma mulher multimilionária que tinha viajado por todo o mundo, mas ele precisava da companhia de um homem a sair, e não podia tomar suas próprias decisões. Com isso, pretendia-se que as crianças / opinassem sobre quais delas possuíam maior liberdade. A resposta foi clara: todos apostaram no prisioneiro. O diálogo sobre o assunto se difunde mais do que o esperado e ideias tão interessantes quanto a liberdade de pensamento é uma condição de possibilidade para o desfrute de qualquer outro tipo de liberdade.”
Na conclusão os autores contaram que ao final das sessões distribuíram questionários para nos informar sobre os aspectos negativos e positivos da atividade, bem como as habilidades que eles consideraram ter adquirido. “Entre os elementos positivos das sessões, as crianças destacaram: "dê sua própria opinião", "expresse-se livremente", "a existência de novos conteúdos todos os dias", "conheça as opiniões dos outros", "fale sem discutir" , "Expressar emoções", "resolver problemas" e "ouvir os parceiros".
Analisaram ainda que as crianças foram capazes de pensar mais sobre si mesmas e sobre seus pares, como também discutir questões que não seriam postas em outros contextos. “Finalmente, com relação às habilidades adquiridas, elas apontaram respostas muito diversas: "respeitando os outros", "mantendo a palavra", "sendo mais feliz", "valorizando a família", "vendo as coisas de um ponto de vista diferente". "Ajude os outros em seus problemas", "seja paciente" ou "entenda o significado de alguns sentimentos", entre outros.” Salientaram que um dos pontos mais importantes foi a interação com o outro, como também dar “ferramentas” às crianças, para além dos conteúdos, que também foram aprendidos. “Uma das razões que eles argumentaram para participar das sessões da FpN foi que neles "você pode falar sobre questões importantes" ou "porque aqui falamos de coisas mais interessantes". As crianças foram encorajadas a expressar o que as afeta e que está à frente de todos os conteúdos que são fornecidos diariamente. Em suma, podemos dizer que, embora às vezes tenhamos sido ultrapassados pela nossa pequena experiência pedagógica, estamos satisfeitos com o trabalho realizado e, sem dúvida, vamos repeti-lo novamente.”

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