O SER HUMANO É UM RECEPTÁCULO



Segundo Heráclito (c.535-475 a.C.) tudo é fluxo, mudança, movimento e proclamou:

Não vejo nada além do vir-a-ser. Não vos deixeis enganar! É vossa curta vista, e não a essência das coisas, que vos faz acreditar ver terra firme em alguma parte no mar do vir-a-ser e do perecer. Usais nomes das coisas como se estas tivessem uma duração rígida: mas nem mesmo o rio em que entrais pela segunda vez é o mesmo que da primeira vez. (NIETZSCHE, 1983, § 5)

            O universo está em constante movimento, tudo se transmuda, nada permanece. Somos e não somos, e isso não é um problema para Heráclito, é apenas a nossa natureza.

Entretanto, o ser humano além de ser puro movimento é também um receptáculo, prova disso são as amizades de muitos anos, em que pode-se relembrar histórias conjuntas intactas, que não se perderam, que estão ali adormecidas...Obrigada minhas amigas por me fazer entender o valor da duração.

Elizabeth Venâncio
Autora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva