Novo sistema FGTS Digital prevê fim do PIS para trabalhadores - No FGTS Digital, a identificação do empregado será feita exclusivamente pelo CPF

 



        Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTE/GO), lavrou até outubro de 2023, setecentos e sessenta e quatro (764) autos de infração por falta de recolhimento de FGTS, com isso foram beneficiados 98.212 (noventa e oito mil, duzentos e doze) trabalhadores alcançados pelos resultados fiscais. Segundo a Superintendente Regional do Trabalho em Goiás, Sebastiana Batista, este cenário está prestes a mudar para melhor, com a implantação do FGTS Digital.

            Nova forma de recolhimento do FGTS, o chamado FGTS DIGITAL vai facilitar e simplificar a vida dos empregadores, utilizando informações do eSocial como base de dados, interface 100% web e diversas opções para gerar guias.

            O novo sistema será implantando em janeiro de 2024. Entretanto, a SRTE/GO promove o treinamento no novo sistema nesta quinta-feira 09/11/2023, das 14h às 18h, na casa da Indústria – FIEG. A Chefe da Inspeção do Trabalho, Jacqueline Carrijo, alerta: “Todos devem ficar atentos, pois haverá mudanças da sistemática de recolhimento do FGTS, que poderá gerar dúvidas no início.”

            No FGTS Digital, a identificação do empregado será feita exclusivamente pelo CPF. Não haverá mais a necessidade de geração e nem a utilização do PIS dos trabalhadores. A CAIXA fará a unificação das atuais contas vinculadas dos trabalhadores com os respectivos CPFs.

            No caso de falta de recolhimento de FGTS por parte da empresa, o empregado deve registrar uma denúncia pelo canal a seguir: https://www.gov.br/pt-br/servicos/realizar-denuncia-trabalhista. Para ter acesso a este sistema, é necessário login único no portal gov.br.


TESTE FGTS DIGITAL 

https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/servicos/empregador/fgtsdigital


 

 

Comentários

  1. Grato pela sua capacidade de tornar ideias complexas acessíveis. Muito bem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Elizabeth Venâncio, chefe da Seção de Relações do Trabalho em Goiás, na abertura do Encontro Regional de Negociação Coletiva e seus Desafios em Goiás - Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva